A pré-estreia de “IndependênciaS”, minissérie da TV Cultura sobre a Independência do Brasil, ocorreu nesta terça-feira (30), no CineSesc, em São Paulo.
Leia também: Fernando Meirelles é o homenageado de honra na CCXP 2022
O evento que exibiu o primeiro capítulo do projeto contou com a presença do diretor da produção, cineasta e diretor de TV Luiz Fernando Carvalho, além do elenco e equipe, entre eles, Antônio Fagundes, Daniel de Oliveira, Walderez de Barros, Ilana Kaplan, Isabél Zuaa, Alana Ayoka e Cassio Scapin.
Resultado de um trabalho colaborativo que levou um ano e meio para a pesquisa, criação e realização, partiu da necessidade de se recontar o Brasil por meio de de uma releitura que se convencionou chamar de nova historiografia.
“Acho que ele [Luiz Fernando Carvalho] propõe com essa série uma ruptura não só na forma como ele está contando essa história, mas principalmente a ruptura que ele faz do conteúdo. Não é a toa que a série se chama ‘IndependênciaS’ no plural, acho que é uma revisitação naquilo que aprendemos desde pequenos na escola”, destaca a atriz e produtora brasileira Walderez de Barros em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura.
A ideia do projeto surgiu na emissora a partir de pesquisa inicial realizada pelo jornalista José Antônio Severo. O projeto foi escrito por Luis Alberto, com roteiro de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni.
Leia também: Bolsonaro volta a falar sobre investigação contra empresários: “Me bote no inquérito”
A equipe de colaboradores foi composta por Kaká Werá Djecupé, Ynaê Lopes dos Santos, Cidinha da Silva e Tiganá Santana. A tradução para o Kimbundu - que chegou ao país com os escravizados no período colonial - ficou a cargo do professor Niyi Monanzambi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Com essa iniciativa ela [TV Cultura] cumpre uma missão que eu considero a maior, que é a de uma televisão aberta, principalmente a pública, ajudar na formação da cidadania da população. Acho que esse projeto é um projeto para repensar o país, e eu fico muito feliz dele estar sediado na TV Cultura”, expõe Luiz.
“IndependênciaS” estreia após o Jornal da Cultura, às 22h, na próxima quarta-feira (7), data em que o Brasil celebra o Bicentenário da Independência. Ao total, a produção terá 16 episódios, que serão exibidos semanalmente até o final do ano.
A transmissão não ocorrerá apenas no Brasil, mas também internacionalmente. A informação foi divulgada pelo presidente da Fundação Padre Anchieta (FPA) José Roberto Maluf, durante a Expo 2020 Dubai. “Com esta nova minissérie, a TV Cultura torna-se a única emissora brasileira a fazer uma produção pelo bicentenário da independência do Brasil, que será exibida em diversos países como China, Argentina, Colômbia, México, Rússia, Portugal e em emissoras públicas de outras nações”.
“Eu sempre prezei muito pela TV Cultura, por essa linha, digamos que experimental, que a TV Cultura permite dentro da telecomunicação. Uma televisão que é pra ser copiada, uma televisão que é uma ponta de lança nas pesquisas de linguagem, como o ‘Mundo da Lua’ foi uma coisa diferenciada, como ‘É Proibido Colar’, um programa que apresentei durante três anos na Cultura foi, e como os teleteatros também foram e como ‘IndependênciaS’ será”, expõe Fagundes, que interpreta o papel de Dom João VI ao de Kaplan, como Carlota Joaquina.
Entre os atores e atrizes especialmente convidados para a produção estão nomes como Fernanda Cândido, Jussara Freire, Walderez de Barros, Léa Garcia, Pedro Paulo Rangel, Fafá de Belém, Margareth Menezes, Cacá Carvalho, Renato Borghi e mais.
REDES SOCIAIS