A missão Artemis I, que não conta com tripulação, está pronta para uma segunda tentativa de lançamento em uma jornada histórica ao redor da lua. A janela deve ser aberta às 14h17 ET, por volta de 15h (horário de Brasília) e fecha às 16h17 ET, por volta de 17h (horário de Brasília) deste sábado (3).
Leia mais: Ataque com explosivos mata sete policiais em zona rural da Colômbia
A programação contou com um atraso de ao menos 30 minutos devido a um vazamento de hidrogênio líquido detectado na cavidade de desconexão rápida. A equipe parou de fluir propulsor para o estágio central do foguete. É um vazamento diferente do que ocorreu na segunda-feira (29).
Os controladores tentaram aquecer a linha para obter uma vedação firme. Eles pararam o fluxo de hidrogênio líquido, “fecham a válvula usada para preenchê-lo e drená-lo, depois aumentam a pressão em uma linha de transferência terrestre usando hélio para tentar selá-lo novamente”, segundo a NASA.
O plano de solução de problemas não foi bem-sucedido e agora a equipe do lançamento está avaliando um terceiro plano.
Há uma chance de 60% de condições climáticas favoráveis para o lançamento, que podem chegar a 80%, de acordo com a oficial meteorológica Melody Lovin.
Se a missão for lançada neste sábado, ela fará uma viagem ao redor da lua e cairá no Oceano Pacífico no dia 11 de outubro. Ainda há uma oportunidade de backup para a missão Artemis I também ser lançada em 5 de setembro.
Leia também: Amazônia perdeu 12% de florestas em 37 anos, diz pesquisa
REDES SOCIAIS