Saiba quem é Liz Truss, anunciada nesta segunda (5) como nova primeira-ministra do Reino Unido
Com 57,45% dos votos, Truss torna-se um dos pilares para a política no Reino Unido
05/09/2022 10h22
Elizabeth “Liz” Truss venceu as eleições para ser a nova chefe do Partido Conservador britânico e, consequentemente, assumiu o posto de primeira-ministra do Reino Unido.
Truss é uma admiradora declarada de Margaret Thatcher, apelidada de “dama de ferro” por sua "mão dura" quando liderou o país de 1979 a 1990, e pretende seguir os passos da ex-ministra como a terceira mulher a chefiar o governo britânico.
Leia também: Pesquisa BTG/FSB: Lula e Bolsonaro caem e vantagem do petista sobe para 8%
Truss irá assumir o cargo de Boris Johnson, que renunciou há cerca de dois meses após uma série de crises políticas em sua gestão. Vale lembrar que, no Reino Unido, é esperado que o primeiro-ministro que está deixando o cargo permaneça atuando até que um sucessor seja eleito.
Quem é Liz Truss
Elizabeth Truss é uma defensora do livre comércio e ingressou na política em 2006, como vereadora em Greenwich, sudeste de Londres. Em 2010, se tornou deputada pelo distrito eleitoral de South West Norfolk e ganhou prestígio com o então primeiro-ministro e líder do Partido Conservador, David Cameron, que a apoiou como candidata.
Ela ocupou uma série de ministérios a partir de 2012, começando como secretária de Estado de Educação e depois como ministra do Meio Ambiente de 2014 a 2016.
Truss foi leal a Boris Johnson por todo o tempo de seu cargo e desde julho de 2019, quando o ex-primeiro-ministro assumiu o poder, ela chefiava a pasta de Comércio Exterior.
Leia também: Sexta temporada de 'Rick and Morty' estreia na HBO Max Brasil
Durante a votação do Brexit, Truss fez campanha pela "Remain" (permanência na UE). Porém, após a aprovação pelo povo, ela mudou de ideia e argumentou que o Brexit disponibilizava uma oportunidade de "sacudir a maneira como as coisas funcionam".
Liz Truss venceu Rishi Sunak na última fase da eleição interna do Partido Conservador, com 57,45% dos votos, enquanto seu oponente teve 42,6%. Em seu discurso de posse, ela disse: "Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra. É uma honra ser líder desse partido.”.
REDES SOCIAIS