Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (5) o líder indígena Beto Marubo, integrante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

A jornalista Cláudia Tavares introduziu a Funai no debate para saber quais os fatos que comprovam a ineficácia do órgão junto a população indígena. Marubo lista diversas atitudes de Marcelo Augusto Xavier, presidente da fundação, que “jogam contra” os povos.

“Eu não vou longe. É só lembrar o que aconteceu recentemente, quando o presidente da Funai foi pego em um telefonema dando aval para servidores corruptos. Dando aval para servidores que queria arredar terras indígenas. Vemos o presidente da Funai, nos bastidores, querendo aprovar leis para regulamentação do garimpo em terra indígena. Temos situações onde a Funai nega, apesar de informes oficiais, a existência de indígenas isolados no sul do Amazonas”, lista Marubo.

Ainda em sua fala, o líder indígena denuncia que a Funai de trabalhar para diminuir as terras de populações indígenas que vivem isoladas, como as do povo Ituna Itata.

Leia também: "Ainda não houve interesse da sociedade em conhecer os povos indígenas", argumenta Beto Marubo

Então, na visão dele, o atual comando da Funai é tão perigoso para os povos indígenas que vivem isolados quanto os invasores.

“É uma Funai contra os índios. Existem situações onde a Funai abdica de suas funções e responsabilidades constitucionais contra os povos indígenas”, finaliza.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Cláudia Tavares, repórter do programa Repórter Eco, da TV Cultura, Phillippe Watanabe, repórter da Folha de S. Paulo, Ciro Barros, repórter da Agência Pública, a bióloga e jornalista Jaqueline Sordi e Matheus Wera, fotógrafo e comunicador da mídia índia, ativista e liderança Guarani.

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.