Notícias

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório nos transportes públicos de SP a partir desta sexta-feira (9)

A utilização de máscaras permanecerá obrigatória somente em locais de serviços de saúde, como hospitais, postos de saúde e laboratórios


09/09/2022 07h16

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram na última quinta-feira (8) que o uso de máscaras no transporte público de São Paulo deixa de ser obrigatório a partir desta sexta-feira (9).

A utilização de máscaras permanecerá obrigatória somente em locais de serviços de saúde, como hospitais, postos de saúde e laboratórios. Entretanto, as autoridades seguem recomendando o uso de máscaras para proteção pessoal, principalmente para grupos considerados vulneráveis.

Leia também: São Paulo ganha do Atlético-GO nos pênaltis e vai à final da Sul-Americana

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”.

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou que houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo neste ano. A média móvel de mortes recuou de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período.

Leia também: Com dança, hits e performance, Dua Lipa se apresenta em SP antes de show no Rio in Rio

O infectologista David Uip, Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, confirmou que “o estado de São Paulo conseguiu um índice de cobertura fantástico na campanha de vacinação contra o novo coronavírus, e protegeu sua população, principalmente contra casos graves da doença. Como consequência, as internações e óbitos despencaram. Isso nos dá a segurança necessária para a flexibilização do uso de máscaras neste momento, mas seguiremos atentos, monitorando os dados epidemiológicos de forma constante”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos