Notícias

Eleições 2022: Conheça os candidatos ao governo do Rio de Janeiro

No terceiro maior colégio eleitoral do país, o estado tem 12.827.296 eleitores e eleitoras aptos a votar nas Eleições de 2022


09/09/2022 16h04

O primeiro turno das eleições gerais está marcado para 2 de outubro de 2022. Neste ano, o eleitor vai escolher deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) encerrou o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatos. No terceiro maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro tem 12.827.296 eleitoras e eleitores aptos a votar nas Eleições deste ano

O número representa 8,2% do eleitorado nacional e apresenta um aumento de 3,37% no eleitorado fluminense, em relação às últimas eleições gerais.

O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado é composta por mulheres. Ao todo, são 6.916.729 eleitoras, o que equivale a 54% do total. Os homens são 5.900.224. 10.343 votantes não informaram o sexo, um total de 0,08%. Eleitoras e eleitores com nome social somam 4.868.

Leia mais: TV Cultura promove debate com candidatos ao governo de São Paulo nesta terça-feira (13)

Conheça os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Nove candidatos concorrem ao cargo. Veja a lista completa em ordem alfabética:

Cláudio Castro (PL):

O candidato do Partido Liberal, do presidente Jair Bolsonaro, tem o advogado Cláudio Castro como candidato ao governo do Rio de Janeiro. Castro é o atual governador e candidato à reeleição.

Nascido em Santos, no litoral de São Paulo, foi morar no Rio de Janeiro ainda pequeno. O advogado começou sua carreira política como chefe de gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2016, foi eleito vereador pelo PSC e, em 2018, foi eleito vice-governador na chapa de Wilson Witzel (PSC).

Após o impeachment de Witzel, Castro assumiu o governo do Rio em maio de 2021.

Castro concorre à reeleição pela coligação Avante/DC/MDB/PL/PMN/Podemos/PP/PROS/PRTB/PSC/PTB/Republicanos/Solidariedade/União Brasil.

O ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal Washington Reis (MDB), de 55 anos, é o candidato a vice da coligação.

Cyro Garcia (PSTU):

Ex-bancário, historiador, professor e político Cyro Garcia é o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para o governo do Rio de Janeiro. Garcia é formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e obteve mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O professor começou sua vida na militância na década de 1970, ele participou do movimento sindical e foi um dos fundadores da CUT e do PT. Após se desvincular das instituições, se envolveu na criação do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e da Central Sindical e Popular Conlutas.

A servidora pública municipal Samantha Guedes, do mesmo partido, de 48 anos, é a vice na chapa.

Eduardo Serra (PCB):

Com 66 anos, Eduardo Serra representa o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na corrida pelo governo do Rio. Professor da UFRJ, ele é formado em engenharia. É dirigente do PCB e membro da Comissão Política Nacional do Comitê Central do partido.

A vice na chapa é a professora do ensino superior Bianca Novaes, do mesmo partido, de 45 anos.

Juliete Pantoja (UP):

Juliete nasceu em Saracuruna, na Baixada Fluminense. Com 32 anos, é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP) e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), onde trabalha há 10 anos.

A candidata a vice é Juliana Alves, de 30 anos e estudante de arquitetura.

Luiz Eugênio (PCO):

Nascido em Volta Redonda, no sul fluminense, Luiz Eugênio Honorato concorre pelo Partido da Causa Operária. Com 61 anos, ele é metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional.

O vice é o motorista particular Guilherme de Lima, do mesmo partido, de 35 anos.

Marcelo Freixo (PSB):

Freixo é deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O parlamentar nasceu em São Gonçalo, o candidato se formou professor de história na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

Marcelo foi deputado estadual entre 2008 e 2017. Aos 54 anos, tenta ser governador do Rio de Janeiro pela primeira vez. Nas eleições de 2012 e 2016 tentou por duas vezes ser prefeito do Rio de Janeiro, mas não venceu.

Marcelo Freixo concorre ao governo pela federação Brasil da Esperança, formada por PT/PC do B/PV, pela federação PSDB e Cidadania e pela federação PSOL/Rede.

O candidato a vice da coligação é o vereador e ex-prefeito da cidade do Rio Cesar Maia (PSDB), de 77 anos.

Paulo Ganime (Novo):

Paulo tem 38 anos, é deputado federal pelo Partido Novo e líder da legenda na Câmara dos Deputados. Ganime é formado em engenharia de produção pelo Cefet-RJ e fez um MBA na PUC-Rio.

O biólogo Helio Secco, do mesmo partido, de 33 anos, é o candidato a vice da chapa.

Rodrigo Neves (PDT):

Neves foi vereador de Niterói por dois mandatos, deputado estadual e prefeito de Niterói duas vezes. Aos 46 anos concorre ao governo do Rio de Janeiro. É candidato pela coligação Patriota/PDT/PSD/AGIR.

O advogado Felipe Santa Cruz (PSD), de 50 anos, como candidato a vice.

Wilson Witzel (PMB):

Witzel nasceu em Jundiaí, em São Paulo e se tornou defensor público no Rio de Janeiro, em 1998, e depois, juiz federal, em 2001, área que atuou até 2018, quando vencer a eleição para governador.

Em abril de 2021, sofreu impeachment por decisão do Tribunal Especial Misto do TJRJ e perdeu o cargo de governador e se tornou inelegível por 5 anos.

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu na quinta-feira (8) indeferir o registro de candidatura de Wilson Witzel, ex-governador e candidato a governador do Rio nas eleições de 2022. Ele ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos