Ipec: Enquanto 35% dos eleitores brasileiros são de direita, 26% são esquerdistas
De acordo com a pesquisa, 15% dos entrevistados se colocam completamente à esquerda, enquanto 23% se consideram de extrema direita
13/09/2022 15h42
A pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada na noite da última segunda-feira (12) mostra que 37% dos brasileiros não se caracterizam como de esquerda ou de direita, mas sim de centro.
Já os entrevistados que alegaram se identificar melhor com a esquerda chegaram a 26%, enquanto as pessoas que se classificam como direitistas formaram 35%.
O levantamento também pediu para que os eleitores se classificassem de 0, que seria completamente à esquerda, a 10, que representaria a extrema direita. 15% das pessoas escolheram o 0 e 23% ficaram no 10.
Leia mais: TV Cultura promove debate com candidatos ao governo de SP nesta terça (13)
No Roda Viva, presidente do TRE-SP explica como as urnas eletrônicas são testadas
Também foi pedido para que os entrevistados se classificassem como progressistas ou conservadores. 27% deles se consideram completamente tradicionais, enquanto 23% se veem como totalmente modernos.
Outra conclusão desse estudo foi que, enquanto 49% da população brasileira é contrária à pena de morte, 42% é favorável à medida.
Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro. Enquanto a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.
REDES SOCIAIS