Uma luz no fim do túnel. Foi essa a mensagem que Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial Saúde (OMS), mandou nesta quarta-feira (14). Ele disse que o mundo está numa posição melhor para encerrar a pandemia da Covid-19 e pediu um esforço final para os países.
"Na semana passada, o número de mortes semanais por Covid-19 caiu para seu nível mais baixo desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não terminou, mas seu final está ao alcance das mãos", disse o diretor-geral.
De acordo com o último boletim epidemiológico da OMS, o número de casos caiu 28% na semana de 5 a 11 de setembro em relação à semana anterior.
Porém, a OMS explica que o número de infecções deve ser maior devido aos casos leves não declarados e porque muitos países desmobilizaram suas estruturas para realizar testes.
Leia também: Veja o que os candidatos ao governo de SP falaram sobre a saúde
"Todos podemos ver a linha de chegada, estamos prestes a vencer. Seria realmente a pior hora para deixar de correr", explicou.
"Se não aproveitarmos esta oportunidade, corremos risco de ter mais variantes, mais mortos, mais problemas e incertezas", finalizou.
REDES SOCIAIS