Notícias

Moraes nega pedido para retirar do STF inquérito contra empresários bolsonaristas

Os empresários são investigados por compartilhar falas antidemocráticas em um grupo de mensagens


14/09/2022 17h45

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (14) um pedido para que o inquérito sobre um grupo de empresários bolsonaristas fosse remanejado para a Justiça de Brasília.

O pedido foi realizado pela defesa de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Segundo os advogados, o caso não deve continuar na Corte, pois não envolve pessoas com prerrogativa de foro privilegiado.

Moraes argumenta que a retirada da Corte é “prematura”, uma vez que a INVESTIGAÇÃO das provas pela Polícia Federal (PF) está em fase inicial “ainda mais em momento anterior à análise, pela Polícia Federal, dos elementos colhidos a partir das buscas e quebras de sigilo”.

Leia mais: Eleitor que não votar “não têm direito de reclamar” depois, expõe o ex-presidente Lula

“Nesse contexto, não há dúvidas de que as condutas dos investigados indicam possibilidade de atentados contra a Democracia e o Estado de Direito, utilizando-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, com o intuito de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário, o Estado de Direito e a Democracia; revelando-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados”, disse Moraes.

Oito nomes estão sendo investigados: Luciano Hang, dona da Havan; José Koury, dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro; Afrânio Barreira, proprietário do Coco Bambu; Marco Aurélio Raymundo, o 'Morongo', da Mormaii; Ivan Wrobel, sócio da W3 Engenharia; José Isaque Peres, empresário e economista; Luiz André Tissot, da Sierra Móveis e Meyer Joseph Nigri, fundador da Tecnisa. Eles são alvos da operação por enviarem mensagens que estimulariam um suposto golpe de Estado em um grupo do WhatsApp.

Os empresários bolsonaristas são investigados por compartilhar falas antidemocráticas em um grupo de mensagens.

Leia também: Eleições 2022: Conheça os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos