O Brasil registrou 52 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 685.428 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os estados do Piauí e Sergipe não divulgaram as informações da pandemia nesta segunda-feira (19).
Com os dados de hoje, a média móvel de mortes no Brasil dos últimos sete dias é de 76, um aumento de 11,76% comparado há uma semana. São dois dias seguidos com a média superior a 70. Ainda não há motivos para preocupação, já que o estado do Paraná divulgou dados represados, que fizeram a média subir.
Vale lembrar que os índices seguem semelhantes aos do início da pandemia no país. Então, as chances da Organização Mundial da Saúde (OMS) rebaixar o status para endemia aumentam.
Em relação ao número de casos, foram 4.980 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registrados 34.592.027 testes positivos no país.
Leia também: Covid-19: Butantan entrega um milhão de doses ao Ministério da Saúde para vacinação infantil
A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 8.296, um aumento de 2,92% comparado há uma semana. São 13 dias seguidos com a média móvel abaixo de 10 mil.
O leve aumento nas médias de hoje comparado aos últimos dias não devem ser motivo de preocupação. Muitos estados represaram os dados no último feriado e as informações entraram no sistema com atraso.
REDES SOCIAIS