Notícias

MP irá investigar desfile cívico em que crianças negras são retratadas como escravos

O Ministério Público do Paraná (MPPR) afirmou que o município terá que prestar esclarecimentos sobre o episódio


20/09/2022 07h09

A Promotoria de Justiça de Piraí do Sul, município do Paraná, irá apurar um desfile cívico realizado pela prefeitura local no último domingo (18). No evento, que celebrava a independência do Brasil, crianças negras foram retratadas como escravos e desfilaram com correntes de papel nos pulsos e nos tornozelos.

Leia também: Redução de R$ 0,30 no valor diesel para distribuidoras passa a valer nesta terça-feira

Por meio de nota, o Ministério Público do Paraná (MPPR) afirmou que o município terá que prestar esclarecimentos sobre o episódio. Por envolver crianças, a apuração não é sigilosa, segundo os promotores.

Vídeos compartilhados nas redes sociais da prefeitura de Piraí do Sul mostraram o trecho do desfile. Entretanto, posteriormente, o conteúdo foi removido e somente outras partes do evento permaneceram disponíveis. O evento contou com a participação de estudantes de escolas municipais e estaduais, autoridades religiosas, associações, entre outros.

Leia também: Steven Levitsky diz que oposição deveria se unir e ter candidato único contra Bolsonaro nas eleições

Em nota, a prefeitura de Piraí do Sul afirmou que o desfile buscava resgatar ideais como civismo e desenvolver o sentimento de pertencimento na população. Além disso, destaca que as escolas têm autonomia para manifestações e que o evento abordava “momentos históricos de grande relevância como: descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a consequente abolição da escravatura".

Para o município, "em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos