O estudo feito pela agência Aos Fatos durante o primeiro mês de campanha eleitoral aponta que a desinformação política e as fake news atingem cerca de 30 milhões de brasileiros.
O Google AdSense beneficia nove dos 10 sites hiperpartidários mais populares em grupos de WhatsApp e Telegram. Os beneficiados são veículos com pautas “conservadoras” e que declaram apoio ou preferência ao presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o levantamento.
Leia também: São Paulo segue vacinação de todos os grupos elegíveis contra a Covid-19
A pesquisa mostra que as mensagens veiculadas nesses grupos são, muitas vezes, informações falsas e teorias conspiratórias sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas. O levantamento feito em 578 comunidades de Telegram e 285 grupos de WhatsApp revela que links para sites partidários foram compartilhados cerca 40.796 vezes desde o dia 16 de agosto. Essas publicações reproduzem o formato jornalístico, mas com grande desinformação e propaganda política. A audiência desses conteúdos chega a 30 milhões de usuários por mês.
As características de publicações desse tipo são os títulos apelativos, repercussão de ofensas contra candidatos adversários e teorias da conspiração sobre a mídia e o comunismo.
Leia também: Candidato a deputado estadual em MG agride e ameaça adolescente
REDES SOCIAIS