Um ônibus que transportava moradores da China para uma instalação de quarentena de Covid-19 se envolveu em um acidente, no domingo (18), matando 27 pessoas.
Leia mais: Dinossauro do período Cretáceo é descoberto em Ibirá, no interior de São Paulo
Segundo as autoridades, o veículo transportava 47 pessoas de Guiyang, capital da província de Guizhou, para um condado remoto a 249 km de distância, quando capotou em um trecho montanhoso da rodovia e caiu em uma vala por volta das 2h40. Outras 20 pessoas ficaram feridas.
Não está claro por que o automóvel de quarentena levaria pessoas em estradas sinuosas nas montanhas depois da meia-noite. A regulamentação de transporte da China proíbe ônibus de longa distância de operarem entre 2h e 5h.
As notícias sobre as mortes provocaram muita revolta entre os críticos da política “Covid Zero” da China, com muitos questionando a implementação cada vez, que consiste em lockdowns instantâneos, testes em massa e extensas quarentenas para conter surtos.
Lockdowns rigorosos e prolongados provocaram, recentemente, protestos em cidades que vão de Guiyang, Chengdu a Jinan, bem como nas regiões de Xinjiang e Tibete.
Leia também: Desinformação e fake news atingem cerca de 30 milhões de brasileiros, diz estudo
REDES SOCIAIS