Notícias

Cidade de São Paulo registra recorde no número de furtos no último mês de agosto

Desde 2001, esse foi o mês de agosto com o maior número de furtos registrados pela Polícia Civil; dados podem ser maiores devido subnotificação


27/09/2022 15h38

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostrou que a capital paulista registrou a maior quantidade de furtos para o mês de agosto desde 2001, início da série histórica. Foram registrados 20.662 casos, um aumento de 22% comparado ao mesmo período no anos passado (16.995).

Em comparação a agosto de 2019 (18.647), último mês de agosto sem a pandemia da Covid-19, o aumento foi de 11%.

Além do grande salto de furtos comparado a agosto do ano passado, as autoridades também se preocupam com o aumentos nos últimos meses. Março, maio, junho e julho superaram a marca de 20 mil ocorrências de furtos mensais.

Uma das primeiras resposta do governo paulista contra o aumento de furtos foi a implementação da Operação Sufoco, que colocou um maior número de policiais para patrulhar as ruas. Além disso, houve uma troca de comando das polícias Civil e Militar no mês de maio.

Leia também: Justiça decreta prisão preventiva do empresário acusado de agredir modelo em academia

Os dados também mostram que os furtos se concentram na região central da capital paulista. Somente o 1° DP, localizada na Praça da Sé, foi responsável por 1.027 ocorrências.

Além dos furtos, também cresceu o número de roubos em São Paulo. Foram 12.517 ocorrências registradas em agosto desde ano contra 11.105 no mesmo período em 2021. Um aumento de 12,17%.

Vale ressaltar que os números dos crimes em São Paulo podem ser maiores, devido à subnotificação. Muitas vítimas não registram boletins de ocorrência.

Leia também: HBO Max produzirá série documental sobre assassinato de Henry Borel

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos