Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, com graves sequelas que podem acarretar a morte. Neste ano, até terça-feira (27), São Paulo registrou 56 casos da doença, mas nos últimos 90 dias um surto foi identificado, especialmente da meningite meningocócica (causada por bactérias).

Leia também: Presidente do TSE diz que urna é “motivo de orgulho nacional”

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a doença foi responsável por cinco casos no período de 16 de julho a 15 de setembro. Mas o que causa esse tipo de meningite, como ela é transmitida e de que forma podemos nos proteger?

O que causa a doença?

A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde. Segundo dados, as meningites virais e bacterianas são as que devem ter mais atenção, devido à magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

O ministério ressalta ainda que a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é uma das maiores vítimas da doença.

Como é o tratamento da meningite?

O tratamento depende do agente da infecção. A meningite viral não tem tratamento específico e, como outras viroses, resolve-se por conta própria. Os medicamentos só podem tratar os sintomas, como dor e febre, explica o Ministério da Saúde.

Já as meningites bacterianas tendem a ser graves e devem ser tratadas imediatamente, em ambiente hospitalar, com administração de antibióticos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, 24 horas depois do início do tratamento com antibiótico, o paciente não transmite mais a bactéria.

Leia também: Pesquisa Ideia: Lula lidera com 47% dos votos válidos; Bolsonaro tem 37%