O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (15) que pode passar a taxar a universidade Harvard como uma "entidade política" e cancelar a isenção fiscal concedida a instituições de ensino.
Trump vem travando uma batalha contra a universidade para que a instituição acabe com políticas de cotas para minorias nos processos de admissão.
Leia também: Euro se valoriza como porto seguro em meio a tumulto nos EUA
Ministério da Saúde fecha compra de 57 milhões de doses da vacina contra a Covid-19
"Talvez Harvard devesse perder seu status de isenção fiscal e ser taxada como uma entidade política se continuar promovendo a 'doença' inspirada em política, ideologia e terrorismo? Lembre-se, o status de isenção fiscal depende totalmente de agir no INTERESSE PÚBLICO!", escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Nessa segunda-feira (14), o governo dos Estados Unidos anunciou o congelamento de cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 13,1 bilhões) em subsídios e contratos com a universidade. No mesmo dia, Harvard afirmou que não irá atender às exigências da gestão Trump.
O presidente de Harvard, Alan Garber, afirmou em uma carta que as exigências violam os direitos garantidos pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA e "excedem os limites legais da autoridade do governo sob o Título VI".
REDES SOCIAIS