Notícias

Sonda Juno sobrevoa Europa e fica próximo da lua de Júpiter

Durante a passagem, a nave ficou 352 km da superfície gelada da lua Europa, próximo o suficiente para tirar algumas das fotos de mais alta resolução


30/09/2022 10h24

A sonda Juno sobrevoou na última quinta-feira (29) a Europa e uma das luas de Júpiter. O sobrevoo foi aguardado pelos cientistas com grande expectativa.

Leia mais: Ex-mulher de Bolsonaro tem casa pichada e carro apedrejado

Durante a passagem, a nave ficou a apenas 352 km da superfície gelada da lua Europa, próximo o suficiente para tirar algumas das fotos de mais alta resolução jamais obtidas deste satélite natural

A primeira foto do sobrevoo já foi publicada pela Nasa, e outras devem ser reveladas em breve.

John Bordi, vice-gerente da missão Juno no Laboratório de Propulsão a Jato, estima que a nave passou pela Europa a 23,6 km/s.

“Todos os passos precisam acontecer perfeitamente para conseguirmos os dados que planejamos, porque assim que o sobrevoo estiver completo, a nave precisará ser reorientada para nossa aproximação máxima de Júpiter, que acontecerá apenas 7 horas e meia depois”, ressaltou ele.

As imagens e os dados coletados durante o voo vão ajudar os cientistas que estão trabalhando no desenvolvimento da Europa Clipper, que tem lançamento programado para 2024.

A missão deverá chegar à lua Europa cerca de seis anos depois, para sobrevoar-lá e estudar a composição, geologia e até o oceano subterrâneo da Europa. A nave estará equipada com vários instrumentos, que podem revelar mais sobre o quão habitável é esta lua.

Leia também: Datafolha votos válidos: Lula tem 50%; Bolsonaro, 34%

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos