Notícias

Ministros do STF homenageiam 34 anos da Constituição Federal

Carta Magna foi promulgada em 5 de outubro de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã"


05/10/2022 18h06

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) prestaram homenagens nesta quarta-feira (5) em discursos no início da sessão plenária aos 34 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988 no Brasil.

Conhecida como "Constituição Cidadã", a Constituição de 1988 foi a sétima a ter vigência no Brasil. Foi ela que estabeleceu a dignidade humana a fundamento da República, além de direitos e garantias individuais. 

A Assembleia Constituinte instalada em 1987 criou o texto em meio ao processo de redemocratização após a ditadura civil militar no país. 

Leia também: Câmara aprova MP que renova barreiras sanitárias em territórios indígenas

A presidente do tribunal, a ministra Rosa Weber disse que o "processo participativo e plural que, dando ensejo à obra constituinte, e como prenúncio alvissareiro de uma nova era de liberdades e justiça social, hoje se fortalece no exercício diário da cidadania e da democracia".

Consecutivamente, em nome da Corte, o ministro Gilmar Mendes declarou: “as democracias modernas precisam trabalhar com a ideia motriz de inclusão social”, e que a Constituição de 88 é democrática desde sua gênese. Ele também lembrou que nenhuma outra Constituição contou com tanta participação popular, com mais de 2 milhões de assinaturas em emendas, e afirmou que o Supremo continuará a guardar a Carta Magna.

Leia também: Em encontro com presidente do PDT, Lula elogia Ciro Gomes “Vale muito”

O procurador-geral da República, Augusto Aras, constatou que a preservação dos direitos fundamentais impõe coragem e que o voto representa a dignidade da pessoa humana.

E o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Beto Simonetti, declarou que a Constituição "deve prevalecer". O STF também lança oficialmente na Corte um selo postal comemorativo com carimbo personalizado da data.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos