Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Ministério da Saúde
Divulgação/Ministério da Saúde

O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos, na última terça-feira (4). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde apenas nesta quinta-feira (6).

A remessa, com 9,8 mil doses, será utilizada para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Pasta comprou cerca de 50 mil doses via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

Leia também: Ruy Casto é eleito para a Academia brasileira de Letras

Segundo o Ministério, as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. “Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, disse a Pasta em nota.

A pesquisa será financiada pelo Ministério da Saúde, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoiada pela OMS. O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN®️ contra a varíola dos macacos na população brasileira.

Leia também: Arthur Lira quer votar projeto de regras mais rígidas para institutos de pesquisa na próxima semana

A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença. Inicialmente, os grupos incluídos são as pessoas em pós-exposição, ou seja, que tiveram contato prolongado com caso confirmado de varíola dos macacos e pessoas em pré exposição, que fazem uso de profilaxia pré-exposição (PrEP) ou em tratamento com antirretroviral para HIV.