Notícias

Ministério da Saúde descarta ocorrência de poliomielite no Pará

De acordo com a pasta, a criança, que foi atendida não precisou ser internada, está evoluindo bem e esta recuperando sua força muscular


08/10/2022 09h16

O Ministério da Saúde informou neste sábado (8) não se tratar de poliomielite o caso registrado no Pará em uma criança de 3 anos de idade. Segundo a pasta, o caso ocorrido no município de Santo Antônio do Tauá é de paralisia flácida aguda.

Leia mais: Covid-19: Brasil registra menor média móvel de casos desde dezembro de 2021

De acordo com as autoridades de saúde, esse tipo de paralisia é, em geral, atribuído ao uso da chamada vacina poliomielite oral (VOP) sem que, antes, tenha sido aplicada a vacina inativada poliomielite (VIP).

“Em geral, a vacina poliomielite oral (VOP) é bem tolerada, e muito raramente está associada a algum evento adverso grave. Destaca-se que o risco de paralisia flácida aguda com a VOP é muito raro e que quando a VOP é aplicada como reforço após o esquema básico com a vacina VIP esse risco é praticamente nulo”, informou o ministério.

De acordo com a pasta, a criança, que foi atendida não precisou ser internada, está evoluindo bem, recuperando sua força muscular.

A fim de tranquilizar a população, o ministério informou que, das 764 milhões de doses de COP aplicadas em crianças entre 1989 e 2012, foram registrados apenas 50 casos de pólio vacinal.

Leia também: “Eu quero que mulheres negras se sintam vistas”, afirma Viola Davis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos