Lira prorroga votação remota na Câmara dos Deputados até janeiro de 2023
Medida permanece em vigor até o fim de mandato de Arthur Lira na Casa
10/10/2022 17h38
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prorrogou nesta segunda-feira (10) o prazo da votação remota na Casa. Os parlamentares poderão votar e registrar presença remotamente até 31 de janeiro de 2023, a medida foi publicada pela Secretaria-Geral da Mesa.
Segundo o deputado, a medida vai “otimizar os trabalhos da Casa”. “Revela-se medida ágil, prática, moderna e necessária à finalidade a que se propõe, viabilizando a conciliação dos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares no processo legislativo e em suas bases”, afirmou.
Leia mais: Fernando Collor declara apoio a Bolsonaro: “Para o bem do Brasil”
O ato permite que deputados votem mesmo sem estarem presentes no plenário da Casa. Com isso, consegue o número mínimo do quórum para a realização de votações.
A regra havia sido instituída em razão do período eleitoral, por conta das campanhas e agendas dos candidatos. Agora, a medida ficará definitiva até o fim do mandato de Lira como presidente da Casa.
Nas regras de hoje, os parlamentares são obrigados a registrar presença nas sessões plenárias agendadas somente de terça-feira a quinta. De segunda e sexta as votações acontecem de forma remota.
Leia também: Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural para distribuidoras
REDES SOCIAIS