Notícias

Prazo para atualizar Cadastro Único e evitar suspensão do Auxílio Brasil vai até sexta (14)

O CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais


11/10/2022 11h19

Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados têm até sexta-feira (14) para regularizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) e evitar a suspensão e cancelamento de benefícios pagos pelo governo.

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros.

Segundo os dados do governo, cerca de 263 mil brasileiros precisam atualizar suas informações. Caso os cadastros não sejam atualizados até a próxima sexta-feira (14), os beneficiários serão excluídos do repasse do Auxílio Brasil. No caso de quem recebe a Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo de atualização de dados vai até dezembro deste ano.

Como conferir a situação do cadastro

Em março deste ano, o governo criou o aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOs, mas pelo site é possível averiguar em que situação o benefício está.

As famílias que recebem o Auxílio Brasil encontram mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários do TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Leia mais: Idosa japonesa envia cerca de R$160 mil a golpista que se passava por astronauta"Quem veio primeiro, o buraco negro ou a galáxia? A gente não sabe", reflete Sérgio Sacani

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos