Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Após visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a abreviação no boné que ele usava se tornou alvo de fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics do Twitter nesta quinta-feira (13).

Perfis bolsonaristas apontam que a sigla “CPX” seria uma referência a um grupo criminoso. Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro (PL) postou fotos do petista com o boné, além da foto de Carlos Roberto Costa Cruz, o Betinho CPX, e escreveu: "Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?".

Leia também: Bolsonaristas atacam ator que posou em foto com Lula no Rio de Janeiro: “traficante”

Mas na verdade as letras formam a abreviação de "complexo de favelas", e a sigla é usada por moradores e órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas:

Complexo do Alemão ou CPX Alemão;

Complexo da Penha ou CPX Penha;

Complexo da Maré ou CPX Maré;

Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;

Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.

A sigla, que é usada principalmente na internet para simplificar a digitação, já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro e consta inclusive do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

Leia também: Tricampeão mundial de jiu-jitsu é morto em restaurante no litoral de SP