Notícias

Lewandowski envia notícia-crime contra Damares Alves à Justiça do Pará

Sem provas, a ex-ministra denunciou possíveis crimes de violência sexual contra crianças na Ilha de Marajó (PA)


13/10/2022 16h13

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça Federal do Pará uma notícia-crime contra a ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF). No último sábado (8), Damares relatou a ocorrência de supostos crimes de abuso sexual na ilha de Marajó.

Sem apresentar provas, a ex-ministra afirmou que crianças do arquipélago estavam sendo traficadas para outros países com objetivo de serem exploradas sexualmente. Segundo o ministro do STF, a Corte não tem competência para julgar o caso, pois Damares Alves já deixou o cargo de ministra e, por isso, a notícia-crime foi enviada para a Justiça.

O STF ainda destacou a existência de possível crime de prevaricação, já que na época dos abusos relatados, ela ainda estaria à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direito Humanos.

O Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) já enviou um ofício ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) pedindo informações sobre os casos citados por Damares.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão estabeleceu um prazo de três dias, para que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direito Humanos forneça informações sobre todas as denúncias de violência contra crianças que recebeu desde 2016.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos