Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do ministro Benedito Gonçalves e determinou a abertura de investigação sobre uma possível cadeia de desinformação nas redes sociais, que teria o envolvimento direto do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), um dos filhos do presidente de República.

A decisão foi tomada durante sessão nesta quinta-feira (20). O ministro Gonçalves deu um prazo de três dias para Carlos prestar esclarecimentos sobre o uso das redes sociais com essa finalidade.

Além de Carlos, as autoridades também miram os administradores de 28 páginas bolsonarnistas nas redes sociais que são acusadas de propagarem desinformação sobre o processo eleitoral. A lista de pessoas investigadas também inclui o próprio presidente Jair Bolsonaro.

O TSE já tinha recebido uma denúncia da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegando a existência de um chamado “ecossistema de desinformação”, onde os perfis publicam de maneira ordenada as fake news.

Leia também: TSE desmonetiza quatro canais e suspende divulgação de documentário

Caso a denúncia venha a se concretizar, os responsáveis podem responder por abuso de poder político, poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.