Banho Solidário Sampa: ONG divulga datas e locais de ações sociais até o mês de dezembro
Dentre os projetos para o próximo ano estão a ampliação da capacidade de atendimento e oferta de banho para pets
21/10/2022 14h57
A ação social Banho Solidário Sampa está com a agenda para o fim de outubro e os meses de novembro e dezembro confirmada.
Neste domingo (23), a ação acontecerá no Ceagesp, no cruzamento das avenidas Dr. Avelino Chaves e Dr. Gastão Vidigal, das 10h às 14h, e contará com a presença do time de voluntários do Banho Solidário e a parceria da ONG Horas da Vida, que apoiará com o fornecimento de kits de lanches e higiene pessoal para os atendidos.
A intenção é que 300 pessoas sejam beneficiadas, com 50 banhos quentes, cortes de cabelos e barbas, além de kits de lanches e higiene pessoal, e roupas e calçados doados.
Leia também: Instagram marca publicação de André Valadão como “informação falsa”
Em novembro, as duas ações serão realizadas no Pateo do Collegio, no centro de São Paulo, nos dias 6 e 27, nos mesmos moldes da ação anterior, mas com um acréscimo: haverá atendimento médico realizado pela ONG Médicos do Mundo.
Em dezembro, acontecerão três banhos solidários. No dia 4, no Theatro Municipal, no dia 11, no Túnel da Avenida Dr. Arnaldo, e no dia 18, no Largo do Arouche.
A ação social conta com apoio logístico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e patrocínio de empresas como Casa Vitoriana, Dr. Shape Franchising, Instituto Ana Hickmann e Lorenzetti, além do apoio da Equipe Seguros, CatXpress e Buffet Marcelo Gussoni.
Novidades para 2023
A Banho Solidário Sampa, é uma ação que visa ao atendimento humanizado, com carinho e respeito às pessoas em situação de rua. Em 2023, pretende ampliar sua atuação.
Atualmente, são oferecidos cerca de 40 banhos por ação social, já que o trailer comporta dois boxes de banho e 500l de água. “Nossa ideia é a de trocar a pick-up por um caminhão Vuc com baú, que comportará cinco boxes, sendo quatro deles para banho humano e um para banho pet. Assim, conseguiremos oferecer o dobro do atendimento humano, ou seja, 80 banhos por ação, e ainda contemplaremos os melhores amigos das pessoas em situação de rua, que são seus animais de estimação”, estima Paulo César Fernandes, presidente da ONG.
Também faz parte dos planos oferecer formação profissional para pessoas em situação de rua. “Formamos quatro barbeiros em 2021, tornando-os aptos a ingressar no mercado de trabalho. No ano que vem, queremos ampliar esse projeto, para qualificar mais pessoas”.
Até 30 de setembro de 2022, somaram-se 64 ações sociais, com 2.027 banhos, 2.136 cortes de cabelos, 20.217 doações de roupas e calçados e 15 mil kits de lanches, além de kits de higiene.
Leia também: Justiça dos Estados Unidos condena Steve Bannon a quatro meses de prisão
Sobre o Banho Solidário Sampa
A ação social nasceu da união de nove amigos, que se conheceram em outros trabalhos voluntários, e realiza parcerias com outras entidades para, cada vez mais, ampliar os serviços prestados à população necessitada. Ao mês, duas ocorrem em regiões de grande concentração populacional, com a finalidade de atrair quem precisa de ajuda.
REDES SOCIAIS