Notícias

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros de advertência na fronteira

Ambos os países se acusam de violar suas fronteiras marítimas em meio ao aumento da tensão militar


24/10/2022 10h40

A Coreia Popular e a República da Coreia (chamadas de Coreia do Norte e a Coreia do Sul) trocaram tiros de advertência na costa oeste nesta segunda-feira (24). Ambos os países se acusam de violar suas fronteiras marítimas em meio ao aumento da tensão militar.

Leia também: Fisiculturismo: Veja como é a divisão de peso por altura na Classic Physique

O Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS) disse que disparou tiros de advertência ao ver um navio norte-coreano que cruzou a Linha Limite Norte (NLL), por volta das 3h40 do horário local. Já os militares do Norte disseram ter realizado 10 disparos de artilharia de foguetes após um navio da marinha sul-coreana violar a NLL e também disparou tiros de advertência “com o pretexto de rastrear um navio não identificado”, segundo a mídia estatal.

O JCS disse que realizou uma "operação normal" sobre a invasão da fronteira e disse que a ação da Coreia do Norte foi a violação de um pacto militar bilateral de 2018 que proíbe "atos hostis" nas áreas de fronteira.

Leia também: "Refugo": Correios realizam leilão de 41.493 itens contidos nesta segunda-feira (24)

Nas últimas semanas, o Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance e centenas de tiros de artilharia em protesto contra as atividades militares do Sul. As tropas sul-coreanas iniciaram exercícios anuais de defesa em Hoguk na última semana. Os exercícios foram projetados para durar até 28 de outubro e aumentar a capacidade combinada com os Estados Unidos de combater ameaças nucleares da Coreia do Norte.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos