O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, de 42 anos, é filho de imigrantes indianos e casado com uma bilionária. Ele foi ministro das Finanças durante o mandato de Boris Johnson. Depois que Johnson renunciou, em julho, Sunak se candidatou ao cargo de líder do Partido Conservador e primeiro-ministro.
Ele chegou a ser o mais votado entre os parlamentares, mas perdeu a disputa para a ex-ministra Liz Truss na etapa final, quando todos os 170 mil membros do partido puderam votar.
Truss renunciou com 45 dias no cargo e o político foi o único concorrente a conseguir o número mínimo de 100 apoios do Partido Conservador, ganhando o cargo sem a necessidade de uma eleição.
Os outros possíveis candidatos, Boris Johnson e Penny Mordaunt, não conseguiram apoio e desistiram antes do novo ministro ser anunciado.
Carreira política do primeiro-ministro
Sunak é filho de imigrantes de origem indiana que emigraram da África. Ele é visto como um exemplo do multiculturalismo britânico atual. Estudou em uma escola de elite do Reino Unido e depois na universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do mundo. Fez mestrado em Stanford, nos Estados Unidos e trabalhou em um fundo de investimentos.
Em 2015, foi eleito deputado pelo Partido Conservador, sendo nomeado para a pasta de Finanças em fevereiro de 2020, aos 39 anos.
Na vida pessoal, houve repercussão ruim quando a esposa Akshata Murty conseguiu deduções do Imposto de Renda, mesmo sendo muito rica de família. Murty é bilionária, filha do fundador da empresa de tecnologia indiana Infosys. O casal tem dois filhos.
REDES SOCIAIS