Quatro de cada dez armas de fogo com registro na Polícia Federal (PF) estão com cadastro vencido. A preocupação dos especialistas aumenta diante dos números e por não saber se as armas foram para as mãos de bandidos. São quase seis milhões de armas de fogo cadastradas no sistema da Polícia Federal no Brasil.
Leia também: Pesquisas Quaest e PoderData apontam Lula 53% x 47% Bolsonaro no segundo turno
De acordo com a PF, 47% desse total estão com o registro vencido, ou seja, quatro em cada 10 armas no país apresentam algum tipo de irregularidade na documentação. Atualmente, o registro de armas deve ser renovado de 10 em 10 anos.
Para renovar a arma de fogo, o titular não pode ter antecedentes criminais e nem estar respondendo a um inquérito ou processo na vara criminal. Além disso, é necessário comprovar capacidade técnica e psicológica para usar uma arma. Sem a documentação em dia, a PF fica sem informações para a segurança da população. De janeiro a outubro deste ano, a PF apreendeu quase 10 mil armas de fogo com registro vencido.
Leia também: Falta de CoronaVac interrompe imunização de crianças de 3 e 4 anos no Rio de Janeiro
O Exército controla o registro dos CACs e também o armamento particular de militares. No sistema da instituição, constam 60 mil armas com registro vencido. O Exército não informa o número total de registros.
REDES SOCIAIS