Bibo Nunes é processado por dizer que alunos universitários merecem ser queimados vivos
DPU pede que ele se abstenha 'de fazer referências negativas aos vitimados pelo incêndio da Boate Kiss'
26/10/2022 18h59
A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma ação na Justiça Federal contra o deputado federal Bibo Nunes (PL/RS) devido um vídeo gravado em que ele ofende estudantes das universidades federais de Santa Maria e Pelotas que protestaram contra bloqueios na educação feitos pelo governo federal. O político disse que os universitários mereciam ser "queimados vivos". A ação foi protocolada no sábado (22) e tornada pública nesta quarta-feira (26).
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para averiguar a manifestação.
Nunes afirmou que ainda não foi notificado pela Justiça e irá se manifestar caso seja comunicado. Mesmo assim, confirmou que o vídeo já foi excluído de seus perfis das redes sociais. A DPU também intimou as universidades para que manifestem seu interesse ou não em compor a ação.
No pedido, o defensor regional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, Daniel Mourgues Cogoy, solicita que Bibo ofereça resposta ao que foi gravado e retire imediatamente de suas mídias digitais o vídeo, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de atraso.
Leia também: PTB e Patriota anunciam fusão; partido se chamará Mais Brasil
Além disso, pede que ele se abstenha "de fazer referências negativas aos vitimados pelo incêndio da Boate Kiss, especialmente quando associados aos estudantes das universidades federais de Pelotas e Santa Maria" e pague uma "indenização por dano moral coletivo".
Relembre o caso
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado disse que estudantes das universidades federais de Santa Maria (UFSM) e Pelotas (UFPEL) "merecem queimar vivos".
“Ser rico e não ter noção, como esses aí. É o filme tropa de elite. Sabe o que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos ajudando pobre e que se deram mal e queimaram vivos. Queimaram vivo dentro de pneus, queimaram vivo, e é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai e que tem grana merecem. Não que eu queira isso, mas eles merecem porque eles estão arriscando acabar com o nosso Brasil”, afirmou.
Ainda no vídeo, o deputado ainda chama os alunos de “inúteis, lixo, escória e até de "débeis mentais".
REDES SOCIAIS