Varíola dos macacos pode ser fatal para pessoas com sistema imunológico fraco, diz estudo
Levantamento analisou casos de 57 pacientes norte-americanos hospitalizados com complicações graves da doença
27/10/2022 11h34
Pessoas com sistema imunológico fraco, como as infectadas pelo HIV, podem apresentar sintomas graves e até morrer de uma infecção por varíola dos macacos, de acordo com um estudo norte-americano divulgado na quarta-feira (26).
O estudo analisou casos de 57 pacientes norte-americanos hospitalizados com complicações graves da doença e 83% tinham o sistema imunológico gravemente enfraquecido, na maioria das vezes devido à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Muitos desses pacientes não estavam sendo tratados para o vírus que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Para o estudo, as autoridades de saúde investigaram alguns dos casos mais graves de varíola dos macacos, que se transmite por meio de relação sexual com uma pessoa infectada
No geral, descobriu que 47 desses indivíduos também estavam infectados pelo HIV, mas apenas quatro deles estavam recebendo terapia antirretroviral, drogas poderosas que mantêm o vírus sob controle.
De acordo com a análise, 17 pacientes necessitaram de cuidados em uma unidade de terapia intensiva e 12 morreram, incluindo cinco em que a varíola do macaco foi um fator contribuinte ou a causa confirmada da morte.
Leia mais: Beto Carrero faz promoção de 25% para quem for no parque de vermelho e ficar até o fim da votação; Desemprego recua para 8,7% no terceiro trimestre e atinge 9,5 milhões, aponta IBGE
REDES SOCIAIS