Arqueologia: Tesouro da era viking com cerca de mil anos é encontrado na Suécia
Maria Lingström, uma das arqueólogas do Museu Nacional, disse que começou a remover um dos colares e percebeu que havia outros. Segundo ela, estão bem preservados
05/11/2022 12h10
Um tesouro de peças de prata com colares, anéis de braço e moedas com cerca de mil anos foi encontrado na cidade de Täby, na Suécia, em outubro.
Leia mais: Ativistas climáticos protestam contra poluição aérea sentados em pátio de aeroporto da Holanda
O tesouro foi encontrado em uma escavação arqueológica de um assentamento da era viking nos arredores de Estocolmo, uma área que foi habitada por centenas de anos.
Os arqueólogos encontraram vestígios de mais de 20 casas e edifícios, os mais antigos são aproximadamente do ano 400, e há outros que são da era viking (que vai do ano 800 ao ano 1.050, aproximadamente).
Maria Lingström, uma das arqueólogas do Museu Nacional de História da Suécia, disse que começou a remover um dos colares e percebeu que havia outros. Eram oito, no total. Segundo ela, estão extraordinariamente bem preservados para a idade (quase mil anos).
As moedas que foram encontradas eram usadas como jóias. Os habitantes escolhiam alguns de seus objetos mais valiosos para serem enterrados com eles.
Leia também: Bolsonaristas intimidam jornalista da DW em bloqueio
REDES SOCIAIS