“Lula e Alckmim sabem que foi a população negra que os elegeu”, afirma professor Hélio Santos
Durante o Roda Viva, escritor comenta sobre a eleição e importância do voto identitário
07/11/2022 22h39
O Roda Viva recebe o escritor, professor e ativista Hélio Santos nesta segunda-feira (7).
As eleições é um dos temas do programa. A jornalista Joice Berth quis que o professor explicasse a frase “a população negra vota em seu inimigo”, escrita por ele mesmo. Santos diz que o objetivo dos negros é transformar o protagonismo em voto.
“A decisão principal, que foi o pleito de presidente da República, foi bem. Aconteceu o chamado ‘voto identitário’. Foram mulheres, negros e nordestinos que elegeram Lula. Mas ainda temos dificuldades em votar em nós mesmo”, explica.
Um dos motivos para essa “dificuldade”, segundo o autor, é a forma como o racismo foi criado no Brasil, onde o negro não consegue reconhecer sua própria identidade.
Leia também: Maria Fernanda Candido estreia na minissérie "IndependênciaS", da TV Cultura, nesta quarta-feira (9)
Porém, reconhece que os negros também falham sobre esse assunto. “Nós conquistamos as cotas, mas não procuramos os cotistas e suas famílias para angariar seus votos. Poderíamos ter outro resultado [nas eleições]. Nós somos a maioria, mas a maioria dos eleitos não gostam de nós”, conclui.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores o urbanista e colunista do Terra Nós Joice Berth, Ana Bavon, CEO da B4People Cultura Inclusiva, a repórter da Folha de S. Paulo Priscila Camazano, Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal, e o jornalista e escritor Tom Farias.
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS