O Roda Viva recebe o escritor, professor e ativista Hélio Santos, nesta segunda-feira (7).
Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP) foi precursor do sistema de cotas para negros nas universidades nos anos 90. A lei, implantada no governo de Dilma Rousseff, completou dez anos em 2022, mas ainda é polêmica e será tema de discussão no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em pergunta feita pelo jornalista e escritor Tom Farias, o professor e doutor defendeu o aumento de políticas públicas contra o racismo no Brasil.
Leia também: Hélio Santos pede investimento no Nordeste: “Fazer com que a população do sudeste queira trabalhar lá”
"Você falou do tema do governo, a questão que o Conrado levantou e o senhor respondeu. Eu só queria ampliar um pouco mais essa questão. O sistema é muito malicioso, ele sabe justamente onde atingir e como fugir da questão. Como se interpreta o racismo, quando quer punir alguém, fica apenas na ofensa racial. Outra questão, e a ausência da presença de um negro no governo de transição. O que se espera de tudo isso", questiona Farias.
"[...] Todos esses ministérios são muito importantes para nós. Agora, este racismo, de cunho pessoal, agressivo, ele trabalha com estigmas, e é o mais doloroso, e nos remete ao Código Penal. Aos passo que o racismo sistémico, o racismo que está na sociedade, não tem outro antídoto, requer políticas públicas", afirma o professor.
Leia também: "Se começaram em 2012, que durem até 2042", diz Hélio Santos sobre as cotas raciais
Participam da bancada de entrevistadores o urbanista e colunista do Terra Nós Joice Berth, Ana Bavon, CEO da B4People Cultura Inclusiva, a repórter da Folha de S. Paulo Priscila Camazano, Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal, e o jornalista e escritor Tom Farias.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS