O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), rebateu as críticas do mercado financeiro à declaração do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (10). Após evento no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde está sediada a equipe de transição, o ex-tucano conversou com jornalistas.
"O presidente Lula, no mesmo discurso, falou da questão social e falou da questão fiscal. E explicitou de maneira clara… Ele já foi presidente. Assumiu um governo com uma dívida sobre o PIB [Produto Interno Bruto] de 60%, e baixou para 40%. E teve resultado positivo, superávit primário todos os anos. Se alguém tem responsabilidade fiscal é o presidente Lula. Isso não é incompatível com a questão social", disse.
Leia mais: Alckmin nomeia integrantes de mais seis grupos para transição; veja indicados
Nesta quinta, Lula disse que a prioridade é combater a fome e falou sobre o foco no social em seu governo. A declaração gerou uma reação negativa do mercado, houve disparada do dólar, que chegou a bater quase R$ 5,35, além disso, a Bolsa registrou queda.
Essas oscilações do mercado no dia de hoje têm inclusive questões externas, além da questão local", afirmou Alckmin.
Leia também: Lula se emociona ao falar sobre fome no Brasil: "Jamais esperava que voltasse"
REDES SOCIAIS