O Roda Viva entrevista Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Orçamento na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (14).
Eleito senador em Piauí pelo Partido dos Trabalhadores (PT) é o articulador político em busca de dinheiro para o ano que vem, e pode integrar algum ministério do novo governo.
Questionado por Raquel Landim, o senador fala sobre reformas e teto de gastos, considerados os maiores desafios para o governo Lula (PT).
"Vou retomar o ponto do investimento, esse diagnóstico de que mais investimento gera crescimento econômico, aumenta o PIB, e você acha 'arrumando' as contas públicas. Mas, o governo Dilma nos mostrou o contrário (...) O que acaba acontecendo são os juros altos e a alta da inflação. O governo Dilma não trouxe um aprendizado para o PT, senador?", questiona a jornalista.
Leia também: Coordenador do Orçamento na equipe de transição de Lula diz que regra do Teto de Gastos será "repensada"
"Vou falar do aprendizado do meu Piauí, e posso falar de outros estados. Ali, cometemos alguns deslizes, tiramos dinheiro de alguns investimentos, com o desejo de controlar a inflação. Acho que do ponto de vista econômico, foi um erro", revela o senador.
Dias continua dizendo sobre as possibilidades de investimento, citando a demanda de energia. A jornalista questiona sobre o recorte na estrutura tributária. "Eu estou dizendo que enquanto se faz as reformas, tem alternativas de crescimento, e começa-se de algum ponto", finaliza Wellington Dias.
Participam da bancada de entrevistadores Victoria Azevedo, repórter da Folha de S. Paulo, a analista de Economia da CNN Brasil Raquel Landim, André Borges, repórter do Estado de S. Paulo, Manoel Ventura, repórter do O Globo, e o jornalista do Portal Lupa1 e Fm Lupa1 Tony Trindade.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS