Instituto Butantan identifica duas novas subvariantes da ômicron em São Paulo
Novas cepas encontradas no Brasil já tinham sido identificadas anteriormente em outros países;
17/11/2022 22h00
A Rede de Alerta de Variantes do Sars-Cov-2, coordenada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, identificou duas novas subvariantes da ômicron pela primeira vez no Brasil. Ambas as cepas já são conhecidas no resto do mundo. Uma delas foi encontrada na capital e outra no interior do estado paulista.
A primeira variante encontrada foi a XBB.1, que tem origem a partir de duas outras sublinhagens, a BA.2.10.1 e a BA.2.75. A nova cepa é considerada "prima" da BQ.1, que também foi identificada recentemente no Brasil.
Como a BA.2.10.1 e a BA.2.75 foram identificadas na Europa anteriormente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica a nova cepa como variante sob monitoramento.
A outra variante identificada foi a CK.2.1.1, após análise de uma amostra da cidade de Ribeirão Preto. Anteriormente, ela já foi encontrada na Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos e Áustria.
Leia também: Covid-19: Brasil volta a registrar mais de 30 mil casos em único dia depois de três meses
Segundo o Butantan, as duas amostras contendo as subvariantes foram coletadas entre as semanas de 16 de outubro a 5 de novembro.
REDES SOCIAIS