Notícias

“Eu tinha um amigo que queria ir na COP, ele tinha um avião e eu fui com ele”, diz Lula sobre jatinho

Petista ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro


18/11/2022 21h04

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu sobre a COP 27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas), no Egito, no jatinho de um empresário. A fala aconteceu ao lado do primeiro-ministro, António Costa, de Portugal.

Após agenda na COP27, conferência do clima da ONU, o petista foi visitar Portugal, ele se encontrou mais cedo com Marcelo Rebelo, presidente do país.

Leia mais: Em Portugal, Lula fixa compromisso com política ambiental e diz que "país terá responsabilidade fiscal"

"Sobre a minha viagem: Eu sinceramente eu sabia que essa pergunta iria vir e eu queria bem-humorado te responder: primeiro, eu fui convidado pelo governador do Amazonas para ir à COP-27. E os estados não poderiam arcar com as minhas despesas. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou, eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava as minhas despesas. Eu tinha um amigo que queria ir na COP, ele tinha um avião e eu fui com ele", disse.

O presidente eleito viajou ao Egito na aeronave do empresário José Seripieri Junior, proprietário da aeronave. José é fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. os dois são amigos há cerca de 10 anos. A viagem de Lula no Jato de Seripieri gerou reações nas redes sociais e críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na fala, o petista criticou Bolsonaro e disse que o avião da FAB não foi oferecido.

“E você sabe que segurança é uma coisa séria e quem tem que ter responsabilidade de cuidar somos nós. Se o Estado brasileiro fosse democrático e nós tivéssemos um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar, mas não ofereceu, paciência. Eu sou grato ao meu amigo, que foi comigo e me emprestou o avião”, completou.

Leia também: Covid-19: Brasil registra 28.452 casos e 72 mortes pela doença em 24h

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos