Notícias

Brasil bate recorde de consumo de carne suína em 2022

Diante da inflação, o consumo de carne bovina caiu ao menor nível dos últimos 26 anos


24/11/2022 08h19

A população brasileira consumiu, em média, 18 kg de carne de porco por pessoa entre janeiro e junho deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior consumo de carne registrado no período em toda a história. 

Em comparação, no ano de 2010, o consumo era de 14 kg por habitante. Em 2021, houve um aumento para 16 kg, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Ainda segundo o IBGE, enquanto o mercado de suínos passa a ter aumento de procura e diminuição nos preços, o consumo de bovinos no país é o menor em mais de duas décadas.

Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 50 milhões no sorteio desta quinta (24)

Modelo brasileira é impedida de viajar por companhia aérea por ser "gorda demais"

Além disso, a carne suína registrou queda nos preços de 5,21% no último ano. A baixa é a maior entre os 18 cortes que compõem a variação das carnes no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), o indicador oficial de inflação do país.

O consumo de carne bovina caiu ao menor nível dos últimos 26 anos, com 24,8 kg consumidos por brasileiro em um ano. O maior dado registrado foi o de 2006, onde havia cerca de 42,8 kg de carne bovina por pessoa. A queda registrada já chega a mais de 26% nos últimos cinco anos.

A Copa do Mundo deve impulsionar o mercado das carnes neste fim de ano. Segundo um estudo da Meta, 56% dos entrevistados afirmaram que devem realizar ou participar de churrascos durante os jogos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos