China e Rússia realizam exercícios militares conjuntos sobre o Mar do Japão
O Ministério da Defesa russo afirmou que as aeronaves não violaram nenhuma lei internacional e que o espaço aéreo qualquer país não foi invadido
30/11/2022 07h47
China e Rússia, aliadas na atual geopolítica mundial, realizaram nesta quarta-feira (30) exercícios militares conjuntos. Aviões militares dos países sobrevoaram o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, segundo a mídia estatal russa. O objetivo das manobras foi patrulhar a região, onde os Estados Unidos têm realizado exercícios conjuntos com a Coreia do Sul nos últimos meses.
O Mar do Japão abrange as costas das Coreia do Sul e do Norte e do Japão, além de parte da ponta sudeste da Rússia. Já o Mar da China Oriental é costeado pelas ilhas do sul do Japão e da Coreia do Sul, por parte de Taiwan e do extremo leste da China.
Leia também: Defesa Civil afirma que trecho da pista atingida por deslizamento de terra em Guaratuba pode desabar
Senado dos EUA aprova proteção ao casamento gay
O Ministério da Defesa russo afirmou que as aeronaves não violaram nenhuma lei internacional e que o espaço aéreo do Japão ou de qualquer outro país não foi invadido. Ainda segundo o Ministério, os sobrevoos são parte de um “plano de cooperação militar anual”.
Até o momento, China e Rússia não especificaram em que trechos ocorreram os sobrevoos, nem quantos aviões fizeram o exercício e que tipo de aeronave eram.
REDES SOCIAIS