Iede evidencia defasagem do conhecimento em matemática na rede pública de educação
Apenas 5% dos alunos da rede pública terminaram o ensino médio com aprendizado adequado na matéria em 2021
30/11/2022 11h59
Um estudo realizado pela plataforma Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional
(Iede), que utilizou como base os dados referentes ao ano passado divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi publicado na manhã desta quarta-feira (30), alerta para a má formação dos estudantes brasileiros com relação à matemática.
Leia mais: Alesp aprova passe livre para idosos com mais de 60 anos a partir de 2023
Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com aprendizado adequado na matéria em questão, segundo o levantamento. Em 16 estados, o número percentual é ainda menor. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 57% dos estudantes que estavam prestes a se formar na escola no ano passado têm conhecimento insuficiente em matemática e outros 38%, somente o básico.
Leia também: Taxa de desemprego recua para 8,3%, menor porcentagem em sete anos
Os números ruins foram causados, em partes, pela pandemia. Em 2019, antes da chegada do coronavírus e da Covid-19 no país, o índice de formados na escola que tinham um conhecimento adequado em matemática era de 7%, dois pontos percentuais a mais do que em 2021. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os dados são melhores, mas ainda estão longe do ideal, com apenas 31,3%.
REDES SOCIAIS