Notícias

Após exoneração do Instituto, Dimas Covas assume cargo de diretor-executivo da Fundação Butantan

Em comunicado, Fundação explica que não é possível acumular dois cargos; mais cedo, foi noticiado que saída estava ligada a investigações sobre gastos do Butantan


30/11/2022 22h50

Horas após o anúncio da saída do Instituto Butantan, Dimas Covas foi anunciado como novo diretor-executivo da Fundação Butantan. Apesar da mudança de cargo dentro do Instituto ter acontecido no dia 17 de outubro, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (30).

Como não é possível acumular cargos, Covas pediu exoneração no cargo de diretor-geral do Instituto para assumir a função na direção executiva.

“A mudança de cargo ocorreu em 17 de outubro e todos os colaboradores e colaboradoras foram comunicados por meio de um informe interno. Sempre fomos transparentes em relação às decisões do Butantan, e não foi diferente dessa vez”, explicou Dimas Covas.

Anteriormente, foi noticiado que saída do Butantan seria uma investigação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), que apura a legalidade de contratos na área de tecnologia da informação, fechados sem licitação, que totalizam mais de R$ 150 milhões.

Leia também: Tarcísio anuncia Kassab na Secretaria de Governo e Capitão Derrite na Segurança Pública

Em nota, a Fundação explica o papel do TCE/SP junto com o órgão, mas não se aprofundou sobre os valores dos contratos.

“É importante esclarecer que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é o órgão fiscalizador das atividades da Fundação, como entidade privada que apoia as ações do Instituto Butantan. Portanto, é natural que haja pedidos de esclarecimentos sobre as decisões e investimentos da Fundação: ainda que esteja sempre alinhada à luta pela saúde pública no Brasil, a instituição visa seu crescimento econômico e o cumprimento de metas alinhadas ao mercado nacional e internacional de imunobiológicos”, disse a Fundação no comunicado.

Suspeitas de ilegalidades nos contratos e superfaturamento seriam os motivos para o TCE/SP investigar o Instituto.

Covas é médico hematologista e professor da Universidade de São Paulo. Foi presidente do Instituto Butantan entre 2017 e 2022, e esteve na frente da companhia durante a pandemia da Covid-19.

Leia também: Covid-19: Brasil registra 33.534 casos e 136 mortes pela doença em 24h

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos