Notícias

Presidente do Peru Pedro Castillo é destituído pelo Congresso do país

Em sessão de emergência, parlamentares alegaram "permanente incapacidade moral" após o próprio instituir um “governo de excessão”


07/12/2022 16h05

O presidente peruano Pedro Castillo foi destituído pelo Congresso do país nesta quarta-feira (7). A informação foi publicada pelo jornal “El Comercio”. A decisão foi votada após o próprio Castillo dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.

Após a manifestação de Castillo na rede nacional de televisão e rádio, uma sessão de emergência do Parlamento foi convocada e ele destituído por "permanente incapacidade moral".

A moção de vacância foi apresentada com o apoio de 67 votos e admitida em debate com 73 votos a favor, 32 contra e 6 abstenções.

No pronunciamento, Castillo acusou o Congresso de usar de poderes para impedi-lo de governar.

Leia também: Forbes elege Ursula von der Leyen como a mulher mais poderosa do mundo

"O Congresso destruiu o estado de direito, a democracia, a separação dos poderes, modificando a Constituição com leis ordinárias com objetivo de desturir o Executivo e instaurar uma ditadura parlamentar", afirmou.

"Os adversários políticos mais extremos se unem para fazer o governo fracassar para tomar o poder sem terem ganhado as eleições. Essa situação intolerável não pode continuar", completou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos