Notícias

Justiça concede liberdade provisória a suspeito de ocultar corpos de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips

Juiz federal entendeu que não há motivos para manter a prisão preventiva; porém, suspeito terá que seguir série de determinações


07/12/2022 17h01

A Justiça Federal do Amazonas concedeu liberdade provisória ao pescador Laurimar Lopes Alves, também conhecido coo Caboclo. Ele é um dos suspeitos de estar envolvido nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Durante as investigações, foi acusado de ocultar os dois corpos.

Segundo o juiz federal Fabiano Verli, não há motivos que justificam a manutenção da prisão. Com base nas apurações, pescador foi preso após relatos de que fazia parte de um grupo de criminoso que atuava com pesca ilegal e por ter uma espingarda em sua casa.

"No caso de Laurimar, nada de novo apareceu. Ou, pelo menos, nada de novo foi acostado pelo MPF aos autos", explicou Verli.

“Essa prisão já dura algo como três meses e prisões preventivas não podem ser mantidas por longos períodos sem motivos bem fortes. Foi decretada corretamente, na urgência da hora, mas sua manutenção há de ser sempre reavaliada”, completou.

Leia também: Estudo sobre patente de bioinsumos desperta potencial de biotecnologia em produtos amazônicos

Apesar da liberação, Caboclo deverá entregar seu passaporte e pagar uma fiança de R$ 2 mil. Além disso, deverá comparecer mensalmente à Justiça Federal de Tabatinga, à Justiça Estadual Atalaia do Norte ou Benjamin.

Caboclo foi preso pela Polícia Federal no início de agosto em uma operação contra a pesca ilegal no Vale do Javari, na Amazônia. Bruno e Dom foram mortos a tiros em 5 de junho durante uma expedição pelo Vale do Javari, e tiveram seus corpos queimados e enterrados. Seus cadáveres só foram encontrados dez dias depois.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos