Peru precisa de "diálogo e convivência democrática", diz Lula após prisão de Castillo
O presidente eleito lamentou a situação política do país, mas diz entender que "tudo foi encaminhado no marco constitucional"
08/12/2022 08h50
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou a respeito da situação política pela qual passa o Peru. Até então presidente da nação, Pedro Castillo anunciou um "governo de exceção" e tentou dissolver o Congresso na última quarta-feira (7), o que ocasionou sua destituição pelos próprios parlamentares e sua prisão posteriormente.
"É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos", anunciou o brasileiro em nota.
Leia mais: PL, de Jair Bolsonaro, solicita cassação do mandato de Moro
Vereador assedia colega de Câmara durante sessão em Florianópolis (SC)
Além de comentar o que aconteceu com Castillo, o petista também fez um aceno à até então vice, que assumiu o Poder Executivo peruano: "Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano."
REDES SOCIAIS