Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a avenida Paulista completa 131 anos nesta quinta-feira (8). Com quase três quilômetros de extensão, o polo econômico também se tornou centro cultural e de entretenimento, além de ser um dos pontos turísticos da cidade.

O endereço abriga a Casa das Rosas, Museu de Artes de São Paulo (MASP), Itaú Cultural, Japan House e outras diversas atrações.

Em comemoração ao aniversário da avenida Paulista, o site da TV Cultura separou cinco curiosidades sobre a via mais famosa de São Paulo:

1. Avenida Carlos Campos

Este foi o nome da avenida por cerca de três anos, em uma homenagem póstuma a Carlos Campos, que foi presidente de São Paulo (cargo equivalente ao de governador), que morreu em abril de 1927. Mas como a mudança não foi bem aceita, retornaram o nome para avenida Paulista.

2. Além da Consolação

Muitos podem não ter notado, mas a avenida Paulista não acaba na Consolação. A via faz cruzamento com a Avenida Angélica e termina apenas na Rua Minas Gerais.

3. Quantos quarteirões tem a avenida?

Em quase três quilômetros de extensão, a avenida conta com 18 quarteirões, nos quais se concentram diversos bares, restaurantes e outras opções de lazer.

4. Avenida Paulista aos domingos

Aos domingos as quatro faixas da avenida ficam fechadas para carros nos dois sentidos, e é livre ao público para passear. Neste dia da semana você encontra a avenida Paulista repleta de pessoas andando de bicicleta, patins, skate e aproveita as apresentações de música e dança.

5. A primeira via a ser asfaltada

A avenida Paulista foi a primeira via a ser asfaltada em toda a América do Sul. O asfalto veio diretamente da Alemanha para pavimentar o local.

Leia mais: Roda Viva entrevista a cantora e artista visual Liniker, nesta segunda-feira (12)Haddad se reúne com Paulo Guedes em Brasília e diz que conversa foi "excelente"