Notícias

Senado aprova reajuste de 19,25% aos servidores da Casa

Segundo estimativas, o impacto será de aproximadamente R$ 1 bilhão aos cofres públicos pelos próximos três anos


20/12/2022 14h00

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) um reajuste de 19,25% aos servidores da Casa. Segundo estimativas, o impacto será de aproximadamente R$ 1 bilhão aos cofres públicos pelos próximos três anos.

A proposta é de autoria da Mesa Diretora do Senado, chefiada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Segundo o texto, a remuneração dos servidores vai ser reajustada para recompor as perdas acumuladas com a inflação desde 2016. Agora, o projeto vai ser encaminhado à Câmara dos Deputados.

Leia mais: PEC da Transição deve ser votada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (20)

O texto recebeu relatório favorável do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). "O reajuste se encontra em patamar próximo aos propostos por outras categorias, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), que concede reajuste de 18% aos servidores do Poder Judiciário. O reajuste será suportado por recursos do orçamento do Senado Federal", complementou o relator”, disse.

Caso seja aprovado, a primeira parcela do reajuste será de 6% e vai passar a valer a partir de 1º de fevereiro de 2023, o restante será calculado na redação final do projeto.

“Eu considero que esse pode ser um caminho razoável, que atende a demanda dos servidores de não ter um prazo tão alongado. E atende à Câmara dos Deputados de não se ter um impacto orçamentário no prazo de dois anos. Então, o prazo médio de três anos atende a todos os lados”, destacou Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Leia também: Acusado pedir votos irregularmente para Bolsonaro, diretor da PRF é exonerado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos