Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, anunciou na quarta-feira (21), 22 dos 23 nomes de secretários de estado para o próximo mandato, mas nenhum deles estará à frente da atual Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Segundo a equipe de transição de Tarcísio, a estrutura que hoje pertence à pasta será incorporada à Secretaria de Justiça e Cidadania, que será comandada pelo juiz federal Fábio Prieto.
Leia também: Saiba quem é Miriam Belchior, futura secretária-executiva da Casa Civil
Criada em março de 2008, há mais de 14 anos, a pasta tem como objetivo "exercer funções que contribuam para a adequada condução das políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias".
Em nota, o Movimento Político das Pessoas com Deficiência, do Estado de São Paulo e do Brasil, repudiou a ação do futuro governador:
Resposta do Movimento de Pessoas PCD
"A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tornando-a uma coordenadoria da Secretaria de Justiça.
Isso significa um verdadeiro retrocesso no trato das questões relativas a esse segmento da população tão carente de políticas públicas e de respeito aos seus direitos.
Vamos nos organizar e lutar para barrar essa decisão equivocada do Governador Eleito.
Até porque ele não pode extinguir a SEDPcD por decreto, já que a Secretaria foi criada por lei e só pode ser extinta por outra lei, exatamente para dificultar iniciativas como a que estamos enfrentando agora.
Temos certeza de que os nobres Deputados Estaduais da ALESP não concordarão com tal medida e manterão esta Secretaria, que é tão importante e emblemática para as pessoas com deficiência de todo o país.
Caso o Governador Eleito não se manifeste, até hoje no fim do dia, no sentido de manter a SEDPcD, vamos reunir a militância em manifestação em frente ao escritório de transição, na Rua Boa Vista, 170, amanhã, 23/dezembro, às 10h30".
A atual equipe da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência disse não ter informações sobre a extinção da Secretaria, e que cabe à equipe da transição.
Nomes anunciados pelo governador eleito:
José Vicente Santini para chefiar escritório de São Paulo em Brasília. Santini foi o assessor de Bolsonaro exonerado por voar irregularmente em avião da FAB. Questionado sobre, o governador eleito tratou a questão como "passado";
Marcello Streifinger assume como secretário de Administração Penitenciária. Coronel, doutor em ciências policiais de segurança;
Guilherme Afif Domingos, secretário especial de Projetos Estratégicos;
Marília Marton, foi nomeada secretária estadual de Cultura e Economia criativa;
Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento;
Sonaira Fernandes, secretária estadual de Políticas para as Mulheres. Formada em direito, a vereadora foi assessora parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e eleita em 2020 como a única candidata da capital paulista que recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL);
Coronel Helena Reis, que já comandou a Casa Militar, será secretária estadual de Esportes;
Marcelo Branco será o novo secretário de Habitação do estado. Ele faz parte do grupo de transição e ajudou a montar o plano de governo de Tarcísio. Formado em administração, é mestre em engenharia pela Poli (Escola Politécnica da USP).
Assista na íntegra a participação de Tarcísio de Freitas no programa Roda Vida
REDES SOCIAIS