O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou na noite desta sexta-feira (23) que a greve de pilotos e comissários de bordo está suspensa durante o fim de semana de Natal. A medida começou às 6h deste sábado (24), e seguirá até às 12h de domingo (25).
A categoria vai analisar agora uma nova proposta apresentada pelas empresas. O resultado da votação será divulgado domingo às 12h30.
Leia mais: Bolsonaro sanciona PL que libera verba para emissão de passaportes
A paralisação afeta os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Os profissionais iniciaram a greve na segunda-feira (19).
A categoria reivindica recomposição das perdas inflacionárias e ganho real dos salários e que os horários de descanso de pilotos e comissários sejam respeitados pelas companhias aéreas.
A nova proposta apresentada pelas empresas prevê um reajuste de 6,9%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de 5,97%, mais 1%.
Os profissionais pedem reposição da inflação acumulada pelo INPC e aumento real de 5%.
Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.
Leia também: Marina Silva diz que não tratou com Lula sobre cargo de autoridade climática
REDES SOCIAIS