Desinformação afasta adolescentes de vacinação contra o HPV, aponta estudo
Pesquisa mostra que 46,8% dos adolescentes “não sabiam que tinha que tomar” a vacina contra a doença
27/12/2022 14h05
A infecção por HPV está associada ao desenvolvimento do câncer de colo de útero e outros tipos de tumores que afetam a região genital da mulher. Nos homens, o vírus está relacionado a cânceres de pênis e reto.
A vacina contra o HPV é eficaz para a prevenção dos sorotipos 16 e 18 do HPV sendo adotada por mais de 100 países como estratégia de imunização de adolescentes.
Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adesão à vacina permanece baixa. Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a desinformação é um dos fatores que contribuem para a baixa cobertura vacinal contra a infecção.
Para o estudo, pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG entrevistaram 159.245 estudantes brasileiros de 13 a 17 anos e utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019. Os adolescentes responderam que o principal motivo para não ter se vacinado contra o HPV foi que “não sabiam que tinha que tomar”. Essa foi a resposta de 46,8% dos entrevistados.
Leia mais: Simone Tebet aceita convite para ser ministra do Planejamento no governo de Lula; Crítico de Putin, deputado russo morre após cair de sacada em hotel na Índia
REDES SOCIAIS